
Grupos de
Trabalhos
Os grupos de trabalhos (GTs) que serão realizados no V Seminário Discente do PPGCS/UFCG, tem como objetivo principal propiciar debates, e uma consequente construção de conhecimentos acerca de projetos de pesquisa, ensaios, artigos científicos e/ou relatos de experiências que estejam contemplados nas ciências sociais, voltando-se para as temáticas abordadas nos GT’s ( segue abaixo). Os GTs serão realizados através de uma sala virtual e transmitidos ao vivo no YouTube.
GT 1
Sociabilidades, Cotidiano e Conflitos Contemporâneos
Coordenação: Ericleuson Cruz de Araujo (Mestrando em Ciências Sociais pelo PPGCS/ UFCG. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Sociatos- CNPq/UFCG)
Gessyelle Catarine da Silva (Mestranda em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFCG e vinculada ao Grupo de Pesquisa Sociatos-CNPq/UFCG)
Em sequência aos desdobramentos das atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa Sociatos, vinculado ao CNPq e ao PPGCS/UFCG, a proposta do Grupo de Trabalho (GT) é reunir trabalhos concluídos e pesquisas em andamento para troca de experiências, através de contribuições teóricas e empíricas de estudos sobre formas de sociabilidades, conflitos e expressões da violência no mundo contemporâneo, principalmente as contribuições que estejam relacionadas às linhas de pesquisas: Conflitos urbanos e territórios afrodiaspóricos; Cotidiano, sociabilidades e conflitos; Diáspora negro-africana; Etnografias Urbanas e Virtuais; Instituições, violências, políticas e conflitos contemporâneos. No atual contexto, como propõe essa edição do Seminário Discente, será também a oportunidade de compartilharmos narrativas, recursos metodológicos e os desafios de se fazer pesquisa em tempos adversos, como o atravessado pela pandemia do Covid-19, reafirmando ainda mais o papel das Ciências Sociais.
GT 2
O mundo do trabalho e os marcadores da diferença: as relações de Classe, Gênero, Raça e Sexualidade.
Coordenação:
Juliana Pereira (UNIFIP),
Thelma Santos (UEPB)
Sandra Roberta (AEB/FBJ)
O GT tem como objetivo debater temas relacionados às dimensões do mundo do trabalho no que se refere à precariedade das condições de trabalho, o formal e o informal, dando ênfase à diversidade de seus marcadores (Classe, Gênero, Raça, Sexualidade). No contraditório contexto do capitalismo global, diante das transformações no mundo trabalho, constata-se a necessidade da superação da falsa ideia de uma classe homogênea de trabalhadores, levando em consideração que o trabalho é constituído de relações sociais diversas que se inter-relacionam e as pautas levantadas por cada sub-grupo dentro da classe trabalhadora precisam ser reconhecidas. Assim, as relações de classe, gênero, raça e sexualidade se configuram como marcadores de diferenças que promovem desigualdades e ampliam a heterogeneidade das condições de vida e de trabalho do conjunto da classe trabalhadora. Estas relações são em parte definidas pela própria conformação da sociedade capitalista mundial, e, em particular, pelas especificidades da formação sócio-histórica da classe trabalhadora brasileira na sua condição de país capitalista dependente.
GT 3
Corpos, afetos e políticas nas sociedades contemporâneas
Coordenação: Ronaldo Sales (Professor na UFCG, credenciado ao PPGCS/UFCG; coordenador do Grupo de Intervenção e Pesquisa Devires - CNPq/UFCG)
Thales Silva ( Mestrando em Sociologia - UFPE; pesquisador vinculado ao Grupo de Intervenção e Pesquisa Devires - CNPq/UFCG )
Diferentes regimes de poder produzem, modelam, diferenciam, disciplinam, expropriam e apropriam os corpos: atribuindo-lhes uma profundidade e um limite, equipando-os com uma sexualidade, um gênero, uma raça, uma força de trabalho, estabelecendo aquilo que eles podem e não podem fazer, que afetos podem ter, como estes os movem, fortalecem, enfraquecem e capacitam, definindo sua vulnerabilidade em relação a certos perigos, ligando-os a certas práticas e atividades. Por conseguinte, o presente GT se propõe a explorar as possibilidades analíticas da associação entre corpos, afetos e políticas, que envolve materialidades, sensibilidades e significados em múltiplos agenciamentos coletivos, apreendendo o papel que subjetividades, corpos e afetos têm nos processos sociais, econômicos, políticos e culturais.
GT 4
Pluralismo religioso, laicidade e (in)tolerância na contemporaneidade
Coordenação: Profª. Drª Maria da Conceição Mariano Cardoso van Oosterhout (UFCG);
Prof. Dr. José Pereira de Souza Junior (UFRN); Profª. M.a Jessica Kaline Vieira Santos (UFRPE)
O presente GT tem como objetivo discutir os múltiplos processos relacionados à diversidade de expressões religiosas que se fazem presentes no cenário brasileiro, focando-se nos debates acerca do pluralismo religioso, da laicidade e da tolerância e intolerância religiosa. Partindo deste cenário extremamente rico, e das diversas tensões e estratégias de diálogo construídas dentro e entre os campos religiosos que se apresentam no Brasil, pretende-se estimular debates sobre temas que versam acerca das religiosidade contemporâneas, estabelecendo reflexões em torno dos processos de tolerância e intolerância religiosa, bem como dos movimentos e contra-movimentos relacionados à laicidade.
GT 5
Democracia, Instituições e Políticas Públicas
Coordenação: Pedro Nascimento (Doutorando em Ciência Política (UFPE). Mestre em Ciência Política (UFCG). Bacharel em Ciências Sociais (UFCG).);
Dayane Rossy Pereira de Oliveira (Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Graduada em Ciências Sociais (UFCG).);
Alisson Rodrigo de Araújo Oliveira (Bacharel em Direito (UEPB); Especialista em Prática Judicante (UEPB/ESMA-PB); Mestrando em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG; Mestrando em Ciência Política (PPGCP/UFCG).)
A democracia contemporânea tem enfrentado constantes desafios e desgastes institucionais em diversos países. A desconfiança nas instituições, a retirada de direitos essenciais a sociedade, as constantes mudanças de governos, ora autoritários, ora democráticos, desafiam pesquisadores e estudiosos a apresentarem novas reflexões e análises dessas constantes mudanças. Nesse sentido, este GT busca promover o debate sobre Democracia, Instituições e Políticas Públicas, com objetivo analisar a democracia contemporânea, a partir de diversos pontos de análises. Assim, incentiva-se a submissão de trabalhos de diferentes abordagens teóricas, metodológicas, sobre a democracia, seus desafios, instituições, relação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como, análises sobre as políticas públicas, suas etapas e seus desafios.